Top 5 dicas para não deixar seu inglês morrer


Já é um fato para todos que somos eternos aprendizes, ou seja, jamais haverá um momento no qual saberemos sobre tudo. Em se tratando do aprendizado da língua inglesa, sempre há o que aprender, haja vista que sempre surgem novas expressões idiomáticas, jargões, termos etc. que muito provavelmente não aprendemos na escola, faculdade ou em cursos de idiomas.

Por isso, é importante sempre continuar aprimorando o conhecimento da língua inglesa, mesmo após o período acadêmico. Sendo assim, a seguir apresentamos 5 dicas para que suas habilidades em ouvir, compreender, falar e escrever em inglês não atrofiem.

1ª Dica: Leia (muito!)

Sempre que for possível, leia. A leitura é uma excelente maneira de contribuir com seu aprendizado da língua inglesa, pois ajuda a absorver o idioma e a conhecer a gramática dentro de um contexto, inclusive muito provavelmente palavras novas, as quais você nem sabia que existiam. E saiba que todo tipo de material é válido, desde livros infantis e gibis repletos de ilustrações até os livros mais complexos.

2ª Dica: Faça cursos digitais

Quem disse que você aprende tudo em um único curso? Faça outros cursos para aperfeiçoamento. Inclusive, use e abuse de cursos e ferramentas online (veja nossa postagem sobre o Duolingo).


3ª Dica: Pratique sua conversação no dia a dia

Se você é abordado por um estrangeiro na rua, por exemplo, não se renda à reação automática de “Sorry, I don’t speak English.” Converse da forma que você conseguir, use gestos se for o caso.

Além disso, errar também faz parte do aprendizado. Por isso, abrace seus erros. Ninguém espera que você seja fluente em uma língua que não é sua língua materna. Lembre-se de que boa parte dos falantes de inglês sequer fala um segundo idioma, ou seja, é mais provável que eles fiquem impressionados e encorajem você a falar. A fluência vem com esforço e disciplina, e se esforçando o suficiente, a comunicação flui.

4ª Dica: Consuma diversos tipos de conteúdo em inglês

Atualmente, a língua inglesa está em todos os tipos de conteúdo: músicas, filmes, séries, páginas de Internet etc. Precisa buscar algo na Wikipédia? Leia o artigo em inglês. Vai assistir a um filme ou a uma série? Assista em inglês. Vai ouvir uma música? Ouça-a em inglês. Isso ajuda a conhecer palavras novas. Muito provavelmente você não entenderá quase nada, mas anote as palavras que não conhece e pesquise-as posteriormente, nos contextos em que elas são e podem ser utilizadas. Dessa maneira, você enriquece seu vocabulário.

5ª Dica: Nunca pare de aprender mais

Essa com certeza é a dica de onde emanam todas as outras citadas acima. As 4 dicas supracitadas somente serão possíveis de serem seguidas se você é aquela pessoa que busca incessantemente por mais conhecimento. E isso é muito bom e possui até um nome que é continuous learning ou aprendizagem contínua. Estudos já comprovaram que quem mantém a mente ocupada, ou neste caso, aprende um segundo idioma, possui menores chances de desenvolver doenças mentais, tais como Alzheimer ou demência.

Gostou das dicas acima? Aplicá-las à sua rotina é sinônimo de aprender e aprimorar seu inglês de maneira muito mais rápida e, ao mesmo tempo, de um jeito leve, já que a cada dia você vai desenvolver seus conhecimentos de um jeito diferente. Esperamos que essas dicas alavanquem ainda mais seu aprendizado sobre a língua inglesa. Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico

As expressões idiomáticas na língua inglesa